Detalhes do Artigo

Prisão Domiciliar de Bolsonaro em Agosto: Post de Flávio Teve Papel Crucial

Publicada em: 22-11-2025 Autor: Yuri Kiluanji

Alexandre de Moraes usa publicações de Flávio Bolsonaro para fundamentar prisões de Jair Bolsonaro

A decisão do ministro Alexandre de Moraes de decretar a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro neste sábado, 22, marca a segunda vez que o magistrado utiliza publicações do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) como base para suas ordens. A análise cuidadosa dessas decisões revela uma estratégia clara de Moraes em monitorar e, em alguns casos, coibir a comunicação e as ações do ex-presidente e de seus aliados.

A Influência das Redes Sociais

No caso da prisão domiciliar de 4 de agosto, um vídeo publicado pelo filho de Bolsonaro nas redes sociais foi o ponto de partida. Na ocasião, Bolsonaro discursou em uma manifestação em Copacabana, por meio de contato telefônico com Flávio Bolsonaro, que publicou o discurso online. Moraes justificou a decisão, alegando que Bolsonaro, agindo de forma ilícita, instigava seus apoiadores a coagir o Supremo Tribunal Federal e obstruir a Justiça.

“Agindo ilicitamente, o réu Jair Messias Bolsonaro se dirigiu aos manifestantes reunidos em Copacabana, no Rio de Janeiro, produzindo dolosa e conscientemente material pré-fabricando para seus partidários continuarem a tentar coagir o Supremo Tribunal Federal e obstruir a Justiça, tanto que, o telefonema com seu filho, Flávio Nantes Bolsonaro, foi publicado na plataforma Instagram”, afirmou Moraes.

A Vigília e o Risco de Fuga

Na decisão mais recente, que culminou na prisão preventiva, Moraes novamente se baseou em uma publicação de Flávio Bolsonaro. O ministro considerou que a convocação de uma vigília para este sábado, às 19h, aumentava o risco de fuga de Bolsonaro. A interpretação de Moraes é que a vigília poderia atrair um grande número de apoiadores, semelhante às manifestações ocorridas no final de 2022, com consequências imprevisíveis.

“Salienta-se que notícias sobre a referida convocação de FLAVIO BOLSONARO têm sido veiculada nos veículos de comunicação... Os elementos informativos apresentados evidenciam a possibilidade concreta de que a vigília convocada ganhe grande dimensão, com a concentração de centenas de adeptos do ex-presidente nas imediações de sua residência, estendendo-se por muitos dias, de forma semelhante às manifestações estimuladas pela organização criminosa nas imediações de instalações militares, especialmente no final do ano de 2022, com efeitos,desdobramentos e consequências imprevisíveis”, declarou Moraes.

Contexto e Consequências

A situação de Bolsonaro se agravou com a decisão de prisão, que o levou para a Superintendência da Polícia Federal. A decisão de Moraes em utilizar as postagens de Flávio Bolsonaro demonstra uma estratégia de vigilância constante sobre as atividades do ex-presidente e seus apoiadores, além de evidenciar a importância das redes sociais como ferramentas de investigação e tomada de decisões no âmbito judicial.

A prisão de Bolsonaro, com base nessas fundamentações, reacende o debate sobre os limites da liberdade de expressão e o papel das redes sociais na política brasileira.