Detalhes do Artigo

Ozempic e Wegovy: Pacientes com Problemas Oculares Recebem Indenização

Publicada em: 21-11-2025 Autor: Yuri Kiluanji

Ozempic e Wegovy: Indenizações por Problemas Oculares na Dinamarca

A Novo Nordisk, fabricante dos medicamentos Ozempic e Wegovy, está no centro de uma série de pedidos de indenização na Dinamarca. Pacientes alegam ter desenvolvido uma grave doença ocular como efeito colateral do uso desses fármacos para diabetes e obesidade. Veja os detalhes e os desdobramentos dessa situação.

O Caso na Dinamarca

Na Dinamarca, 43 pacientes entraram com pedidos de indenização após o uso de Ozempic e Wegovy. Eles relatam ter desenvolvido neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica (NOIA-NA), uma condição ocular grave que pode levar à cegueira ou à perda significativa da visão. Desses casos, cinco foram analisados pelo Conselho de Compensação de Pacientes, com quatro indenizações concedidas.

O que é NOIA-NA?

A neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica (NOIA-NA) é uma doença ocular grave, considerada uma das principais causas de cegueira ou visão prejudicada em adultos. Ela afeta o nervo óptico, responsável por transmitir informações visuais ao cérebro.

Efeitos Colaterais e a Semaglutida

Ozempic e Wegovy contêm semaglutida, um princípio ativo usado no tratamento de diabetes e obesidade. A NOIA-NA é um efeito colateral raro associado a esses medicamentos, com uma incidência estimada em menos de 1 em cada 10.000 pacientes, segundo a Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

Indenizações e Avaliação

Os quatro pacientes indenizados receberam um total de 800 mil coroas dinamarquesas (cerca de R$ 664,8 mil). O valor pode aumentar se for comprovado que a NOIA-NA impede os pacientes de exercerem suas funções. A lei dinamarquesa exige que seja comprovado que o medicamento foi "extremamente provável" responsável pela doença.

Declarações e Próximos Passos

Karen-Inger Bast, diretora de Compensação ao Paciente, destacou a complexidade dos casos e o impacto da NOIA-NA na visão dos pacientes. O órgão dinamarquês informa que, se o paciente usar Wegovy ou Ozempic por mais de 14 meses sem desenvolver a doença, não há aumento do risco de NOIA-NA.

Pesquisas e Estudos

Estudos recentes, como o publicado na revista JAMA Ophthalmology, descreveram pacientes que desenvolveram problemas oftalmológicos usando semaglutida e tirzepatida. Em 2024, um estudo relacionou a semaglutida a um maior risco de derrame ocular.

Recomendações Médicas

A Academia Americana de Oftalmologia e a Sociedade Norte-Americana de Neuro-Oftalmologia orientaram os pacientes a interromperem o uso dos medicamentos e consultarem seus médicos diante de qualquer alteração na visão. O endocrinologista Carlos Eduardo Barra Couri defende a necessidade de estudos mais detalhados para avaliar os efeitos dos medicamentos na saúde ocular a longo prazo.

Anvisa e Bulas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a inclusão da NOIA-NA como uma reação adversa muito rara nas bulas de medicamentos que contêm semaglutida, alertando sobre os riscos potenciais.