Detalhes do Artigo
Bolsonaro se Entrega à PF Sem Michelle e Sem Oposição: Detalhes da Prisão
Prisão de Jair Bolsonaro: Entenda os Detalhes da Operação da Polícia Federal
Na manhã deste sábado, 22 de julho, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi alvo de uma operação da Polícia Federal que culminou em sua prisão preventiva. A ação, ordenada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, gerou grande repercussão e diversas reações no cenário político e social brasileiro.
A Operação da Polícia Federal
A equipe da Polícia Federal chegou à residência de Bolsonaro por volta das 6h10, cumprindo a ordem de prisão preventiva. O ex-presidente recebeu os agentes sem oferecer resistência. A ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, não estava presente no momento da ação, pois estava no Ceará para um evento do PL. Ela foi informada sobre a prisão por telefone.
A deputada Rosana Valle (PL-SP) relatou em uma rede social que estava com Michelle quando recebeu a notícia. Ela afirmou que Michelle está retornando para Brasília.
Contexto da Prisão
A ação policial foi planejada na sexta-feira, 21, pela Diretoria de Inteligência Policial (DIP), após a decisão do ministro Alexandre de Moraes. Os advogados de Bolsonaro foram surpreendidos, pois haviam solicitado prisão domiciliar por questões de saúde na véspera.
A prisão preventiva foi solicitada pela PF em julho deste ano, em uma investigação que apurava ações de Bolsonaro e de seu filho Eduardo Bolsonaro, relacionadas a uma suposta interferência no andamento da ação penal sobre a tentativa de golpe. Anteriormente, Moraes havia determinado o uso de tornozeleira eletrônica, mas, diante de descumprimentos, decretou prisão domiciliar, que foi alterada agora para prisão preventiva.
Medidas e Detalhes da Prisão
A pedido da Polícia Federal, Moraes determinou que a prisão fosse cumprida sem algemas e sem "exposição midiática". Bolsonaro foi levado para a carceragem da Superintendência da PF em Brasília, onde uma cela já havia sido preparada.
A decisão de cumprir a prisão em um sábado é considerada atípica, mas pode ocorrer em casos de urgência. O ex-ministro Walter Braga Netto também foi preso em um sábado, por exemplo.
Repercussão
A notícia da prisão de Bolsonaro gerou intensa repercussão, com manifestações nas redes sociais e na imprensa nacional e internacional. O jornal americano ‘The Washington Post’ destacou o acontecimento, mencionando que ocorreu "dias antes de ele começar a cumprir sua pena de 27 anos de prisão por liderar uma tentativa de golpe”.
Este artigo será atualizado com novas informações sobre o caso.