Detalhes do Artigo

Bolsonaro Preso: Prisão Preventiva Mostra que a Lei Vale para Todos, Diz Lindbergh

Publicada em: 22-11-2025 Autor: Yuri Kiluanji

Lindbergh Farias Comenta Prisão de Bolsonaro: 'A Lei Alcança a Todos'

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), manifestou-se sobre a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro pela Polícia Federal, ocorrida no sábado, 22 de julho, por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Em suas declarações, Lindbergh enfatizou que a medida demonstra que "a lei alcança a todos".

Declarações de Lindbergh Farias

Em sua publicação, Lindbergh escreveu: "A prisão preventiva cumpre mandado expedido pelo STF e evidencia que, diante de risco concreto à ordem pública e de manipulação política do processo, a lei alcança todos, inclusive o ex-presidente. O trânsito em julgado se aproxima e abre caminho para o início do cumprimento da pena. Bolsonaro preso!"

Contexto da Prisão e Reações

A prisão de Bolsonaro gerou diversas reações, incluindo críticas do ex-vice-presidente Hamilton Mourão, que afirmou que Bolsonaro "não é ameaça".

Influência da "Vigília" Convocada por Flávio Bolsonaro

Lindbergh também mencionou a "vigília" convocada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), na sexta-feira, 21, no Jardim Botânico, em Brasília, onde reside o ex-presidente. Segundo Lindbergh, a iniciativa buscava criar um "clima de intimidação" contra o STF e a PF, influenciando na decisão de prisão.

Flávio Bolsonaro convocou o ato em um vídeo, incentivando as pessoas a "lutar pelo País" e "invocar o Senhor dos Exércitos". Lindbergh argumentou que a mobilização visava impedir a prisão definitiva, levantando preocupações sobre a possibilidade de interferência no processo e até mesmo de fuga, considerando a violação da tornozeleira eletrônica.

A prisão de Bolsonaro foi seguida por protestos, incluindo um buzinaço e uma marcha fúnebre em frente à Superintendência da Polícia Federal.