Detalhes do Artigo

Trump Considera Reduzir Tarifas da China, Porém Exige Condições: Entenda

Publicada em: 20-10-2025 Autor: Yuri Kiluanji

Trump Exige Mudanças na China e Comenta sobre Oriente Médio e Argentina

Em declarações neste domingo, 19, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentou suas expectativas em relação à China em meio às negociações bilaterais e abordou outras questões relevantes da política internacional.

Exigências à China

Trump afirmou que Pequim precisa "retomar a compra de soja, pelo menos nos volumes de antes" e "parar de mandar fentanil para os EUA". Ele destacou que mantém "ótima relação com Xi Jinping" e sinalizou a possibilidade de reduzir as tarifas sobre a China, desde que Pequim cumpra essas condições.

A bordo do Air Force One, Trump também expressou preocupação em relação ao país asiático "jogar o jogo das terras raras conosco".

Contexto Econômico e Comercial

  • Relação Comercial: A declaração de Trump ocorre em um momento de tensões comerciais entre os EUA e a China, com o presidente buscando um acordo favorável aos interesses americanos.
  • Próximos Passos: O presidente indicou que a redução das tarifas é um ponto a ser negociado, dependendo do cumprimento das exigências impostas.

Oriente Médio

Questionado sobre a situação no Oriente Médio, Trump declarou que o cessar-fogo entre Israel e o Hamas segue em vigor, mas que alguns rebeldes dentro do grupo podem estar por trás de recentes disparos. "Talvez a liderança do Hamas não esteja envolvida nisso, mas, de qualquer forma, lidaremos com isso de forma dura, porém correta", afirmou Trump.

Situação da Argentina

Trump comentou a situação econômica da Argentina, descrevendo-a como "morrendo" e afirmando que "gostaria de ajudá-los". Ele mencionou que a Argentina é aliada dos EUA e que Washington considera comprar carne do país, embora reconheça que "não se trate de muita coisa".

América do Sul e Socialismo

O republicano afirmou que várias nações da América do Sul "estão saindo do socialismo e nos procurando", indicando um interesse em estreitar as relações com os países da região.