Detalhes do Artigo

Irã: Acordo Nuclear Expirou e Exige Fim de Sanções Internacionais
Irã Declara Fim das Restrições da ONU ao Programa Nuclear
Em um comunicado divulgado neste sábado, o Irã anunciou que não se considera mais vinculado às restrições impostas pelas Nações Unidas ao seu programa nuclear. A decisão, que marca uma nova fase nas relações internacionais e no desenvolvimento nuclear iraniano, foi tomada após o término do prazo estabelecido pela Resolução 2231 do Conselho de Segurança da ONU.
Fim das Restrições e o Novo Cenário
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores iraniano, o prazo de dez anos da Resolução 2231, que estabelecia restrições ao programa nuclear do país, expirou em 18 de outubro de 2025. O governo iraniano afirma que, com isso, "todas as disposições, restrições e mecanismos relacionados ao programa nuclear do Irã são encerrados a partir desta data".
Além disso, Teerã solicitou a remoção de seu arquivo nuclear da agenda do Conselho de Segurança da ONU. O Irã considera que seu programa nuclear deve ser tratado como o de qualquer outro Estado sem armas nucleares sob o Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP).
Acusações e Críticas aos Países Europeus
A declaração oficial do Irã também incluiu críticas contundentes ao Reino Unido, França e Alemanha, acusando-os de "má-fé" e de tentar utilizar os mecanismos da resolução sem cumprir seus próprios compromissos estabelecidos no acordo nuclear de 2015.
Em 28 de agosto, França, Reino Unido e Alemanha ativaram o mecanismo "snapback" sob o Plano de Ação JCPOA, acusando o Irã de violar seus compromissos. Essa medida ocorreu após a retirada unilateral dos Estados Unidos do acordo em 2018, durante o primeiro mandato do presidente Donald Trump, que também restabeleceu as sanções.
Contexto Histórico e Próximos Passos
A decisão do Irã de se desvincular das restrições da ONU ocorre em um contexto de tensões crescentes. A retirada dos EUA do acordo nuclear e o restabelecimento de sanções tiveram um impacto significativo, levando o Irã a intensificar seu programa nuclear. A comunidade internacional aguarda os próximos passos e as possíveis reações de outros países.
Leia também: Irã diz que está aberto a uma proposta nuclear “justa e equilibrada” dos EUA