Detalhes do Artigo

Ibovespa Futuro: China e Balanços Ditam o Rumor do Mercado Hoje
Ibovespa Futuro Inicia Semana Próximo da Estabilidade em Meio a Dados da China e Expectativas com Balanços
O Ibovespa Futuro abriu os negócios desta segunda-feira (20) oscilando perto da estabilidade, com os investidores atentos aos dados econômicos da China e à expectativa gerada pelos resultados corporativos nos Estados Unidos e no Brasil.
Às 9h10 (horário de Brasília), o contrato com vencimento em outubro apresentava uma leve queda de 0,01%, negociado a 146.475 pontos. Acesse o canal do InfoMoney no WhatsApp para ficar por dentro das notícias.
China Impulsiona o Mercado
Os dados divulgados pela China trouxeram um misto de reações ao mercado. O crescimento de 1,1% no terceiro trimestre em relação ao trimestre anterior superou as expectativas. A produção industrial, com alta de 6,5%, também superou as projeções, o que ajudou a atenuar as preocupações sobre o crescimento global, em meio à disputa comercial entre Pequim e Washington.
A taxa de crescimento de 4,8% no terceiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado ficou em linha com as expectativas, mantendo a China no caminho para atingir sua meta de crescimento de aproximadamente 5% este ano.
Japão e a Formação de Coalizão
No Japão, a formação de um governo de coalizão entre o Partido Democrático Liberal e o Partido da Inovação do Japão abriu caminho para a possibilidade de Sanae Takaichi, considerada favorável a estímulos econômicos, assumir o cargo de primeira-ministra.
Foco em Inteligência Artificial e Balanços Corporativos
Os investidores mantêm a confiança nas ações de inteligência artificial (IA) à medida que a temporada de balanços em Wall Street ganha força. Gigantes da IA estão sob os holofotes, com expectativas de que mantenham um crescimento expressivo nos lucros.
Entre os balanços que serão divulgados nos próximos dias e que podem influenciar os mercados estão os de empresas como Tesla, Netflix, Procter & Gamble e Coca-Cola.
Mercado Externo e Indicadores
- Estados Unidos: Em Wall Street, o Dow Jones Futuro subia 0,20%, o S&P Futuro avançava 0,31% e o Nasdaq Futuro tinha alta de 0,39%.
- Ásia-Pacífico: Os mercados da região fecharam em alta, impulsionados pela análise dos dados econômicos da China.
Dólar e Outros Mercados
- Dólar: O dólar à vista operava em baixa de 0,02%, cotado a R$ 5,404 na venda. O contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 0,07%, a R$ 5,421 pontos.
- Petróleo: Os preços do petróleo operam em baixa, após registrar a terceira queda semanal, enquanto os investidores avaliavam sinais de alívio das tensões comerciais entre os EUA e a China.
- Minério de Ferro: As cotações do minério de ferro na China recuaram para o menor patamar em sete semanas, com preocupações sobre a demanda chinesa.
A próxima rodada de negociações comerciais entre os EUA e a China está marcada para esta semana, com o presidente Donald Trump expressando otimismo sobre um possível acordo.
(Com informações da Reuters)