Detalhes do Artigo

Desabamento em Olinda: Queda de casas deixa 2 mortos e feridos em Pernambuco
Explosão em Olinda: Desabamento deixa vítimas e mobiliza equipes de resgate
Uma tragédia abalou o bairro de Ouro Preto, em Olinda, Região Metropolitana do Recife, na manhã deste domingo (19). Uma forte explosão de gás causou o desabamento de oito residências, transformando a rua em um cenário de destruição e luto.
O Impacto da Explosão
A explosão, ocorrida em poucos segundos, derrubou cinco casas térreas e três localizadas no andar superior. A força do impacto foi tamanha que a área ficou coberta por escombros e fumaça.
Vítimas e Resgate
De acordo com o Samu Metropolitano do Recife, o acidente resultou em duas mortes confirmadas e quatro feridos até o momento. As equipes de resgate, compostas por dezenas de profissionais de emergência, trabalharam intensamente para retirar as vítimas dos escombros. No local, havia 12 pessoas.
- Vítimas: Duas mortes confirmadas, entre elas um homem que não resistiu às queimaduras graves.
- Feridos: Duas crianças e uma mulher foram encaminhadas à UPA de Olinda. Um homem com queimaduras em 90% do corpo foi resgatado em estado gravíssimo e levado de helicóptero ao Hospital da Restauração, mas faleceu horas depois.
- Desaparecidos: Uma senhora cadeirante ainda está sendo procurada nos escombros.
Operação de Resgate em Ação
O Samu foi acionado às 7h32 da manhã, enviando 14 viaturas, incluindo ambulâncias de suporte básico e avançado, além do helicóptero da PRF para agilizar o transporte aéreo. O Corpo de Bombeiros de Pernambuco mobilizou nove viaturas e 33 militares, com equipes especializadas em busca e salvamento e cães farejadores. A Polícia Militar atuou no isolamento da área, e a Defesa Civil Estadual e de Olinda também estiveram no local para avaliar os riscos.
Investigações e Próximos Passos
O Instituto de Criminalística realizou os primeiros levantamentos, e a Polícia Civil, por meio da Delegacia do Varadouro, ficará responsável pela investigação para apurar as causas do acidente. A principal hipótese é vazamento de gás, mas a confirmação dependerá do laudo pericial.
“Qualquer causa que levou a residência a colapsar é prematura. O que a gente precisa trabalhar agora é com o resgate das famílias para salvaguardar o bem maior que é a vida. Todo mecanismo de aparato que a gente possa dar as famílias está aqui”, afirmou o secretário de Defesa Civil de Olinda, Carlos Albuquerque.
A Neoenergia, concessionária de energia elétrica, também foi acionada para verificar possíveis riscos.