Detalhes do Artigo

Refinaria Refit: Demissões Levam Funcionários a Protesto no Rio, Informa Sindipetro

Publicada em: 10-11-2025 Autor: Yuri Kiluanji

Refinaria de Manguinhos: Demissões e Protestos Após Interdição

O Sindipetro-RJ, em comunicado divulgado nesta segunda-feira, 10, revelou que a Refit (antiga Refinaria de Manguinhos) já demitiu 100 funcionários. A decisão foi tomada após a interdição da refinaria pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e pela Receita Federal. A interdição ocorreu devido a irregularidades detectadas nas operações da refinaria, localizada no Rio de Janeiro.

Protesto na Avenida Brasil

Em resposta às demissões, funcionários demitidos e o Sindipetro-RJ organizaram um protesto na Avenida Brasil, principal via de acesso do Rio de Janeiro, também nesta segunda-feira. A manifestação, embora visasse expressar a insatisfação com as demissões, causou transtornos no trânsito e gerou críticas nas redes sociais.

Contexto da Interdição

A interdição da Refit pela ANP e Receita Federal é um marco importante na história da refinaria. As irregularidades encontradas motivaram a suspensão das atividades e, consequentemente, as demissões em massa. O futuro da refinaria e seus funcionários permanece incerto, com o sindicato buscando alternativas e soluções para os trabalhadores afetados.

Próximos Passos

A situação na Refit e o destino dos 100 funcionários demitidos são temas de grande preocupação. O Sindipetro-RJ continua envolvido nas negociações e ações para proteger os direitos dos trabalhadores e buscar uma solução que amenize os impactos das demissões. Mais informações sobre o desenrolar dos acontecimentos serão divulgadas em breve.