Detalhes do Artigo

Processo Contra Ratinho e Influenciadores: Chico Buarque Entra na Justiça

Publicada em: 04-10-2025 Autor: Yuri Kiluanji

Chico Buarque Conquista Vitória na Justiça Contra Ratinho

O renomado cantor e compositor Chico Buarque obteve uma importante vitória na Justiça. O apresentador Ratinho foi processado por declarações feitas em programa de rádio, e agora enfrenta as consequências legais.

Entenda o Caso

A ação judicial foi movida após Ratinho, em sua participação na rádio Massa FM no dia 15 de setembro, insinuar que Chico Buarque estaria recebendo recursos da Lei Rouanet. As declarações polêmicas ganharam repercussão, especialmente após a participação de Chico Buarque em manifestações contra a PEC da Blindagem e a anistia aos condenados nos atos de 8 de janeiro, realizadas em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Em suas declarações, Ratinho afirmou:

“Rico de esquerda é fácil. Chico Buarque ser de esquerda é fácil. Bebe champanhe, come caviar. O Caetano Veloso ser de esquerda é fácil, come caviar, mora no Rio de Janeiro, pega dinheiro da Lei Rouanet, aí é fácil”

Decisão Judicial

O juiz Victor Agustin Cunha Jaccoud Diz Torres, da 41ª Vara Cível do Rio de Janeiro, determinou que Ratinho se retrate publicamente sobre suas declarações ou apresente provas que comprovem as acusações. O prazo estabelecido para essa manifestação é de cinco dias.

Conforme a jornalista Mônica Bergamo, a decisão do juiz exige que Ratinho “demonstre minimamente em juízo a veracidade do que disse –notadamente quanto ao recebimento, pelo autor, de recursos públicos da Lei Rouanet ou das gestões do Partido dos Trabalhadores”.

Outras Ações na Justiça

Além de Ratinho, outros nomes também foram acionados na Justiça em decorrência das mesmas declarações. Os youtubers Thiago Asmar (Pilhado) e a suplente de vereadora de Teresina Samantha Cavalca (PP) também foram notificados e têm o mesmo prazo para se pronunciarem sobre o caso.

Fique por dentro das últimas notícias e novidades! Receba as notícias de OFuxico em seu celular.