Detalhes do Artigo

Pix Mais Seguro: Banco Central Bloqueia Chaves Usadas em Golpes e Fraudes

Publicada em: 04-10-2025 Autor: Yuri Kiluanji

BC Bloqueia Chaves Pix Suspeitas para Combater Golpes e Fraudes

A partir deste sábado, 4 de novembro, o Banco Central (BC) intensifica a segurança do Pix com uma nova medida: o bloqueio de chaves Pix usadas em golpes e fraudes.

Como Funcionará o Bloqueio?

O bloqueio das chaves será feito com base nas informações fornecidas pelas instituições financeiras. Essas informações irão direcionar o bloqueio das chaves informadas pelas próprias instituições que integram o sistema Pix. Essa iniciativa foi anunciada na última reunião do Fórum Pix, um comitê consultivo com cerca de 300 participantes do sistema financeiro e da sociedade civil, que assessora o BC na definição das regras do Pix.

Mais Medidas para Fortalecer a Segurança do Pix

Essa ação representa mais um passo nas medidas recentes para coibir fraudes e golpes no Pix. Vale lembrar outras iniciativas:

  • Limites de Transferência: No início de setembro, o BC limitou em R$ 15 mil as transferências via Pix e TED para instituições de pagamento não autorizadas a funcionar.
  • Botão de Contestação: A partir de 1º de outubro, o Pix passou a ter um botão para contestar fraudes, tornando 100% digital o atendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED).
  • Rejeição de Transações Suspeitas: Em setembro, o BC obrigou as instituições de pagamento a negar transações para contas suspeitas de fraudes. Essa medida deve ser implementada até 13 de outubro, com base em informações de sistemas eletrônicos e bancos de dados. O titular da conta em que o dinheiro seria depositado deve ser informado sobre a rejeição.

Contexto e Operações Contra a Lavagem de Dinheiro

As novas medidas de segurança são implementadas em resposta à investigação de operações contra a lavagem de dinheiro pelo crime organizado, como as operações Carbono Oculto, Quasar e Tank. A Polícia Federal (PF) investiga mais de R$ 50 bilhões em movimentações financeiras suspeitas via fintechs.

Conclusão

Com o bloqueio de chaves Pix e outras medidas, o Banco Central reforça seu compromisso de tornar o sistema de transferências instantâneas mais seguro, protegendo os usuários contra fraudes e golpes.