Minério de Ferro: Dólar em Baixa Impulsiona Preços, Mas Demanda Fraca Freia Avanço

Yuri Kiluanji 27/11/2025

Minério de Ferro em Alta, Mas com Sinais de Alerta

Cingapura (Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro registraram alta nesta quinta-feira, impulsionados pela desvalorização do dólar. Contudo, os ganhos foram limitados pela queda nos prêmios do minério granulado na China, indicando uma demanda menos aquecida por esse material essencial para a produção de aço.

Desempenho nos Mercados

  • O contrato de janeiro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China teve um aumento de 0,44%, alcançando 799,5 iuanes (US$112,92) por tonelada.
  • O minério de ferro de referência para dezembro na Bolsa de Cingapura apresentou avanço de 0,29%, cotado a US$106,85 por tonelada.

Queda nos Prêmios do Minério Granulado

Os prêmios do minério de ferro granulado, transportado por via marítima para a China, em comparação ao minério fino com 62% de teor de ferro, sofreram uma queda expressiva de 42,2% em relação a dois meses atrás, até 25 de novembro. Essa queda levou os preços ao nível mais baixo desde o final de maio de 2024, conforme dados da consultoria chinesa Mysteel.

A Mysteel atribui essa desvalorização à diminuição da demanda por minérios granulados, em função das perdas enfrentadas pelas siderúrgicas.

Fatores Adicionais e Perspectivas

  • Importações Indianas em Baixa: As importações de aço acabado pela Índia nos primeiros sete meses do ano fiscal apresentaram uma queda de 34,1% em comparação ao ano anterior.
  • Produção de Aço na China: A produção de aço na China deve ficar abaixo de 1 bilhão de toneladas este ano, pela primeira vez em seis anos, após compromissos governamentais de redução da produção.
  • Impacto do Dólar: A desvalorização do dólar norte-americano, que estava em 99,431 após uma queda de 0,28% no dia anterior, contribuiu para tornar os ativos denominados em dólar mais atraentes para investidores de outras moedas.
  • Previsões: A corretora chinesa Galaxy Futures aponta que a oferta crescente de carvão e o consequente acúmulo de estoques nas minas estão acelerando a queda nos preços do carvão metalúrgico e do minério de ferro. Além disso, a expectativa é de que a produção de ferro-gusa diminua ainda mais, pressionando as matérias-primas.

Participe do evento Onde Investir 2026 e tenha acesso a cursos, simuladores e relatórios exclusivos com especialistas renomados.

Junte-se à nossa Comunidade!

Siga-nos nas redes sociais para receber as últimas vagas, dicas de carreira e novidades em primeira mão.