Detalhes do Artigo

Milton Nascimento: Ícone da MPB Revela Diagnóstico de Doença Grave

Publicada em: 02-10-2025 Autor: Yuri Kiluanji

Milton Nascimento: Um Ícone da MPB Enfrenta a Demência por Corpos de Lewy

A notícia abalou fãs e admiradores da música brasileira: o lendário Milton Nascimento, aos 82 anos, foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy (DCL). A informação, divulgada por seu filho, Augusto, nesta quinta-feira, 02 de outubro, trouxe à tona uma nova batalha que o artista enfrenta.

A doença, um tipo neurodegenerativo, é o terceiro mais comum em incidência. Vale ressaltar que Milton Nascimento também lida com o Parkinson. O diagnóstico da DCL veio após uma viagem emocionante aos Estados Unidos, realizada em maio de 2025 com seu filho.

A Viagem e o Desafio

A aventura de motorhome pelos Estados Unidos, cobrindo 4 mil quilômetros em 16 dias, passou por Arizona, Utah, Idaho, Wyoming e Montana. Augusto, em entrevista à revista Piauí, compartilhou o dilema de levar o pai, já com os primeiros sintomas da doença, nessa jornada:

“Quando vi que o meu pai apresentava uma piora brusca no quadro cognitivo, perguntei ao médico se seria uma loucura fazer uma viagem de motorhome com ele pelos Estados Unidos. Meu pai sempre viajou do meu lado, como copiloto”, relatou Augusto.

O diagnóstico veio semanas após o retorno ao Brasil. A DCL é caracterizada pela degeneração e morte de células nervosas no cérebro, ficando atrás apenas do Alzheimer e da demência vascular em termos de prevalência.

Quem é Milton Nascimento? Uma Lenda da Música Brasileira

Conhecido carinhosamente como Bituca, Milton Nascimento é um dos maiores expoentes da Música Popular Brasileira (MPB). Cantor, compositor e multi-instrumentista, sua voz inigualável e sua contribuição para o movimento Clube da Esquina o colocam em um patamar de reconhecimento mundial.

Sua carreira é repleta de sucessos que marcaram gerações, como:

  • 'Nada Será Como Antes'
  • 'Travessia'
  • 'Coração de Estudante'
  • 'Maria, Maria'
  • 'Encontros e Despedidas'

A seguir, confira um de seus clássicos: