Detalhes do Artigo

Israel Intercepta Barco da Flotilha de Ajuda a Gaza: Organizadores Confirmam

Publicada em: 03-10-2025 Autor: Yuri Kiluanji

Israel Intercepta Barco da Flotilha Rumando a Gaza, Incluindo Greta Thunberg

As Forças Armadas israelenses interceptaram o último barco de uma flotilha transportando ajuda humanitária que tentava chegar à Gaza bloqueada nesta sexta-feira. A ação ocorreu um dia após a interceptação da maioria dos navios e a detenção de aproximadamente 450 ativistas, incluindo a ativista sueca Greta Thunberg.

Intercepção do Navio Marinette

De acordo com os organizadores da Flotilha Global Sumud, a embarcação Marinette foi interceptada na manhã desta sexta-feira, a cerca de 79 km de Gaza. A rádio do Exército israelense informou que a Marinha assumiu o controle do navio, deteve as pessoas a bordo e está conduzindo a embarcação ao porto de Ashdod, em Israel.

Reações e Declarações

Em um comunicado, a Flotilha Global Sumud afirmou que as forças navais israelenses “interceptaram ilegalmente todos os nossos 42 navios — cada um transportando ajuda humanitária, voluntários e a determinação de romper o cerco ilegal de Israel a Gaza”.

Contexto e Tensões Crescentes

A flotilha, que partiu no final de agosto, representou uma demonstração significativa de oposição ao bloqueio de Israel ao enclave. Essa ação ocorre quase dois anos após a ofensiva israelense em Gaza, que foi desencadeada pelos ataques do Hamas em 7 de outubro de 2023.

Posição Oficial de Israel

As autoridades israelenses têm repetidamente denunciado a missão como um golpe. A Marinha israelense alertou a flotilha sobre a proximidade de uma zona de combate ativa e a violação de um bloqueio legal, solicitando aos organizadores que mudassem a rota. Israel ofereceu-se para transferir a ajuda humanitária para Gaza por meio de canais seguros.

Próximos Passos

Diplomatas brasileiros planejam se reunir com os ativistas presos nesta sexta-feira, enquanto o governo brasileiro condenou a ação israelense e busca garantir a segurança dos detidos. O Ministério das Relações Exteriores de Israel ainda não emitiu um comentário sobre a situação do navio interceptado.

Leia também: