Detalhes do Artigo

Irã Abre Porta para Acordo Nuclear com EUA: Busca por Proposta 'Justa' e SEO
Irã Considera Proposta Nuclear "Justa e Equilibrada" dos EUA, Diz Diplomata
DUBAI (Reuters) - O Irã se mostra aberto a considerar uma possível proposta nuclear "justa e equilibrada" dos Estados Unidos, mas ressalta que ainda não recebeu nenhuma oferta formal de negociação, conforme declarado pelo principal diplomata iraniano neste sábado.
"Se recebermos uma proposta razoável, equilibrada e justa dos norte-americanos para negociações, certamente a consideraremos", afirmou o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, em entrevista à televisão estatal.
Posição Iraniana e Condições para Negociação
Araqchi enfatizou que o Irã não abrirá mão de seu "direito de enriquecer urânio". Contudo, o país estaria disposto a adotar medidas para fortalecer a confiança na "natureza pacífica de seu programa nuclear".
"É claro que isso está condicionado ao fato de o outro lado também tomar medidas para criar confiança - suspendendo parte das sanções", acrescentou Araqchi, indicando que Teerã e Washington estão trocando mensagens por meio de mediadores.
Acusações e Histórico de Negociações
Os Estados Unidos, seus aliados europeus e Israel acusam o Irã de utilizar seu programa nuclear como fachada para desenvolver capacidades de produção de armas. O Irã, por sua vez, sustenta categoricamente que seu programa nuclear se destina exclusivamente a fins pacíficos.
Antes de um período de tensão, com ataques a instalações nucleares, Teerã e Washington realizaram cinco rodadas de negociações nucleares. No entanto, as negociações enfrentaram obstáculos significativos, principalmente em relação ao nível de enriquecimento de urânio em território iraniano, que as potências ocidentais buscam reduzir para minimizar riscos de proliferação de armas.
Reportagem de Parisa Hafezi