Detalhes do Artigo

Governador do Pará e Prefeito de Belém Repudiam Declaração de Merz: Acusam Preconceito

Publicada em: 18-11-2025 Autor: Yuri Kiluanji

Reações no Pará a Declarações do Chanceler Alemão sobre Visita a Belém

O governador do Pará, Helder Barbalho, e o prefeito de Belém, Igor Normando, rebateram, nesta segunda-feira (17), as declarações do primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz, sobre sua visita à capital paraense. As falas de Merz, que ocorreram após a Cúpula de Líderes preparatória para a COP30, foram consideradas preconceituosas e arrogantes pelos políticos brasileiros.

Reações nas Redes Sociais

No X (antigo Twitter), Barbalho compartilhou o vídeo do discurso de Merz, no qual o chanceler alemão afirmou que todos ficaram contentes em retornar à Alemanha após a passagem por Belém. O governador escreveu: "Um discurso preconceituoso do chanceler alemão @_FriedrichMerz revela mais sobre quem fala do que sobre quem é falado".

O prefeito Igor Normando fez críticas similares, também no X, afirmando: "Cada um dá o que tem, e, infelizmente, o Chanceler Alemão destila preconceito e arrogância na sua fala". Normando também publicou sua mensagem em inglês, demonstrando a repercussão internacional do caso.

Valorização da Hospitalidade Paraense

Ambos os políticos aproveitaram a situação para enaltecer a hospitalidade do povo paraense. O prefeito Normando declarou: "Nós continuaremos tratando com respeito e alegria todos que nos visitam, afinal, é o que temos de melhor". O governador Barbalho complementou: "O Pará abriu as portas e mostrou a força de um povo acolhedor".

Entenda o Caso

O discurso de Merz, feito no Congresso Alemão do Comércio, veio à público nesta segunda-feira e gerou grande repercussão. Em sua fala, o chanceler alemão comparou a Alemanha ao Brasil de forma que foi interpretada como depreciativa. Merz afirmou que indagou aos jornalistas de sua comitiva em Belém se alguém gostaria de ficar no Brasil, mas todos estavam felizes em retornar à Alemanha. O discurso tinha como objetivo defender e valorizar a Alemanha do ponto de vista comercial.

O comentário de Barbalho sobre as mudanças climáticas, "Curioso ver quem ajudou a aquecer o planeta estranhar o calor da Amazônia", também chamou a atenção, demonstrando uma crítica à postura da Alemanha em relação ao meio ambiente.