Detalhes do Artigo

Banco Master Intervisto: Banco Central Decreta Liquidação Extrajudicial

Publicada em: 18-11-2025 Autor: Yuri Kiluanji

Banco Central Liquida Extrajudicialmente o Banco Master e Encerra Negociação com o Grupo Fictor

Em uma decisão impactante, o Banco Central (BC) anunciou nesta terça-feira, 18 de julho, a liquidação extrajudicial do Banco Master. A medida, assinada pelo presidente do BC, Gabriel Galípolo, também decretou a liquidação judicial da Master SA Corretora de Câmbio. A EFB Regimes Especiais de Empresas foi nomeada liquidante, assumindo amplos poderes de administração e liquidação.

Esta ação encerra as negociações do Master com o Grupo Fictor, anunciadas na noite de segunda-feira. Paralelamente, a Polícia Federal prendeu o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, na manhã do mesmo dia.

Fundo Garantidor de Créditos (FGC) Entra em Ação

Com a liquidação, o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) assume a responsabilidade de ressarcir os credores do Banco Master, respeitando o limite máximo de cobertura estabelecido pelo fundo. Mas como funciona o FGC?

O que é o FGC?

O FGC é uma entidade privada que atua como mecanismo de proteção aos investidores, sendo acionado em casos de intervenção, liquidação extrajudicial ou reconhecimento oficial de insolvência de instituições financeiras associadas, como é o caso do Master. Os montantes garantidos pelo fundo já são provisionados no momento da decretação da liquidação.

O FGC garante depósitos e investimentos de até R$ 250 mil por correntista (por CPF ou CNPJ), com um limite de R$ 1 milhão a cada quatro anos. Valores acima desse teto não são ressarcidos.

Quais investimentos são cobertos?

O FGC cobre uma ampla gama de investimentos, incluindo:

  • Conta corrente
  • Poupança
  • CDB
  • RDB
  • LCI
  • LCA
  • Letras de câmbio e hipotecárias

O fundo também considera impostos incidentes, como Imposto de Renda e IOF, no cálculo do valor a ser pago.

Atenção: Durante a intervenção, os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) podem ter sua liquidez temporariamente restringida, enquanto o interventor avalia a real situação patrimonial do banco.

Como Ser Ressarcido pelo FGC

O processo de ressarcimento aos clientes inicia-se com a decretação da liquidação pelo Banco Central. Após o anúncio, o banco em liquidação deve enviar ao FGC uma lista com os nomes dos credores e os valores a serem pagos, agrupando os créditos por CPF ou CNPJ.

Este trâmite pode levar, em média, 30 dias úteis a partir do decreto do BC.

Feito isso, o FGC libera, em cerca de 48 horas, a solicitação no aplicativo para que os credores cadastrem a conta bancária, façam a validação da biometria e enviem os documentos necessários.

Após a assinatura do termo de sub-rogação pelo app, o pagamento é realizado na conta bancária cadastrada. O FGC promete agilidade, mas não estipula um prazo exato para o pagamento.