Presidente Donald Trump confirmou operação militar em território venezuelano e a retirada de Nicolás Maduro do país
Um oficial dos Estados Unidos afirmou neste sábado (3) que o presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, foi capturado por tropas de forças especiais de elite dos EUA.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou a realização de um ataque militar em larga escala na Venezuela. Segundo Trump, o líder venezuelano Nicolás Maduro e sua esposa foram capturados e levados para fora do território venezuelano em uma operação conjunta com a Polícia dos EUA.
Ataques durante a madrugada
Explosões e fumaça preta foram registradas em Caracas e nos estados de Miranda, Aragua e La Guaira por volta das 3h (horário de Brasília). Paralelamente, a FAA proibiu voos americanos no espaço aéreo venezuelano citando riscos de segurança.
O governo venezuelano decretou emergência nacional e mobilizou planos de defesa. Enquanto Colômbia e Cuba condenaram a intervenção, o Pentágono já havia reforçado o contingente militar no Caribe nos últimos meses.
Segundo Bondi, estas são as acusações contra Maduro:
- Conspiração narcoterrorista;
- Conspiração para importar cocaína;
- Posse de metralhadoras e dispositivos destrutivos;
- Conspiração para possuir metralhadoras e dispositivos destrutivos contra os Estados Unidos.
"Eles em breve enfrentarão toda a força da justiça americana em solo americano, em tribunais americanos", acrescentou Bondi, sem especificar as acusações contra a primeira-dama Cilia Flores, que também foi presa.
"Um enorme agradecimento às nossas bravas Forças Armadas, que realizaram a incrível e bem-sucedida missão de capturar esses dois supostos traficantes internacionais de drogas", acrescentou.
Explosões foram ouvidas e fumaça pôde ser vista subindo sobre a capital da Venezuela, Caracas, na madrugada deste sábado (3/1) em meio ao ataque dos Estados Unidos ao país e a captura do presidente Nicolás Maduro, segundo anunciou o presidente americano, Donald Trump.
Vídeos gravados por moradores mostravam colunas de fumaça e detonações, além de algumas aeronaves voando a baixa altitude.
As explosões começaram a ser ouvidas pouco depois das 2h deste sábado em locais como a base aérea de La Carlota, em Caracas, e em áreas próximas.