Âmbito da Cooperação Angola-China em Destaque em Beijing
A Embaixadora da República de Angola na República Popular da China, Dalva Ringote Allen, teceu importantes encontros diplomáticos em Beijing, com o objectivo de fortalecer as relações bilaterais e explorar novas avenidas de cooperação.
Intercâmbio com o Fórum Macau
Um dos encontros de relevo deu-se com uma delegação do Secretariado Permanente do Fórum de Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Fórum Macau). Liderada pelo Secretário-Geral, Ji Xianzheng, a delegação apresentou um balanço das actividades do ano transacto e um plano de acções para o corrente ano, com destaque para os preparativos da Sétima Conferência Ministerial, agendada para 2027. Foram destacadas as iniciativas de promoção comercial, feiras, exposições e colóquios que visam impulsionar a cooperação económica.
A Embaixadora Dalva Ringote Allen sublinhou o excelente estado das relações Angola-China e reafirmou o empenho de Angola em colaborar com o Fórum Macau. O objectivo é o aprofundamento do intercâmbio económico e comercial para um desenvolvimento comum.
Parceria Estratégica na Aviação e Infraestruturas
Noutro desenvolvimento significativo, a diplomata angolana recebeu uma delegação de executivos da Liaoning Fangda Co. Ltd., holding da companhia aérea Hainan Airlines. Encabeçada pelo Director Executivo e de Marketing, Liu Ji Chun, a delegação manifestou o interesse em reatar cooperação com Angola no sector da aviação, especificamente com a TAAG. Esta parceria, que vigorou entre 2008 e 2014, poderá ser retomada.
O grupo empresarial, com actuação diversificada em aviação civil, construção, siderurgia, indústria farmacêutica e comércio internacional, expressou também a sua disponibilidade em apoiar Angola no desenvolvimento de infraestruturas farmacêuticas e hospitalares, reforçando o potencial de colaboração em áreas cruciais para o desenvolvimento angolano.