Trump e Prefeito Eleito de Nova York, Zohran Mamdani, se Reúnem na Casa Branca
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o prefeito eleito de Nova York, Zohran Mamdani, se encontrarão nesta sexta-feira, 21 de novembro, na Casa Branca. A reunião está agendada para as 15h no horário local (17h no horário de Brasília).
Mamdani já indicou estar a caminho de Washington, postando em seu perfil no X (antigo Twitter), por volta das 8h30 no horário local, uma foto sorrindo em um voo comercial, acompanhada de um emoji de avião.
Antecedentes da Reunião
Trump anunciou a reunião na quarta-feira, 19, através da Truth Social. "O prefeito comunista da cidade de Nova York, Zohran 'Kwame' Mamdani, pediu uma reunião. Concordamos que esse encontro acontecerá no Salão Oval na sexta-feira, 21 de novembro. Mais detalhes em breve", afirmou.
Em entrevista à Fox News Radio, ao ser questionado sobre suas expectativas para o encontro, Trump disse que esperava que a reunião fosse "bastante civilizada". "Acho que nos daremos bem", completou.
Relação Tensas
A relação entre Trump e Mamdani tem sido marcada por trocas de ofensas nos últimos meses. Trump já se referiu ao democrata como "lunático comunista completo" e "totalmente maluco", enquanto Mamdani classificou o governo de Trump como "autoritário" e se descreveu como "o pior pesadelo de Donald Trump".
Contexto Político
A eleição de Mamdani, há menos de um mês, representou uma derrota política para Trump, que apoiou o outro candidato, Andrew Cuomo. Durante a campanha eleitoral, Trump chegou a questionar a cidadania de Mamdani - que nasceu em Uganda e se naturalizou após concluir a faculdade nos EUA - e ameaçou prendê-lo caso fosse eleito e não cooperasse com os agentes de imigração.
Trump também ameaçou cortar verbas de Nova York, sua cidade natal, caso o democrata fosse eleito. Em seu primeiro discurso após a vitória, Mamdani disse que "se alguém pode mostrar a uma nação traída por Donald Trump como derrotá-lo, é a cidade que o criou".
Mamdani substituirá o democrata Eric Adams em janeiro, quando assumirá o cargo de prefeito da cidade mais populosa dos EUA.
Com informações da Associated Press.