Detalhes do Artigo

Conselho de Ética: Processo de Motim Bolsonarista Avança com Depoimentos de Janones
Conselho de Ética da Câmara: Motim Bolsonarista e Caso Janones em Foco
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados se reúne nesta terça-feira para tratar de temas cruciais que envolvem a conduta de parlamentares. As pautas incluem a retomada dos processos contra deputados bolsonaristas envolvidos no motim que paralisou a Casa em agosto e a análise do caso do deputado André Janones (Avante-MG).
Motim Bolsonarista e as Relatorias
Após a prisão de Jair Bolsonaro, aliados do ex-presidente protestaram, interrompendo uma sessão ordinária. Diante disso, os deputados Marcos Pollon (PL-MS), Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Zé Trovão (PL-SC) enfrentam processos no Conselho. A reunião desta terça visa refazer o sorteio das relatorias, pois os deputados Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR) e Castro Neto (PSD-PI), anteriormente sorteados, recusaram a tarefa, possivelmente por desconforto em julgar deputados da direita.
As representações contra os parlamentares se baseiam na interrupção da sessão e na quebra de decoro parlamentar, após invasão do plenário.
Caso André Janones: Ofensas nas Redes Sociais
Paralelamente, o Conselho analisa o caso de André Janones, acusado pelo PL de quebra de decoro por publicações ofensivas. A denúncia se refere a um bate-boca com o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) em julho, durante uma discussão sobre tarifas americanas.
A reunião desta terça-feira prevê a oitiva de testemunhas de defesa, incluindo a deputada Duda Salabert (PDT-MG) e o deputado Pastor Sargento Isidório (Avante-BA), e possivelmente o depoimento do próprio Janones.
Próximos Passos e Outras Representações
Na quarta-feira, o Conselho se reunirá novamente para analisar pareceres preliminares em 11 representações. A pauta inclui novas ações contra Janones e processos envolvendo Lindbergh Farias (PT-RJ), Guilherme Boulos (PSOL-SP), Delegado Éder Mauro (PL-PA), Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Kim Kataguiri (União-SP), Sargento Fahur (PL-PR) e Célia Xakriabá (PSOL-MG). Nesta etapa, o Conselho decidirá se as denúncias cumprem os requisitos formais para seguir em análise.
Acompanhe as próximas sessões para mais informações sobre o andamento dos casos e as decisões do Conselho de Ética.