Detalhes do Artigo

Ciro Gomes Deixa PDT e se Junta ao PSDB: Candidatura ao Governo do Ceará em Foco

Publicada em: 18-10-2025 Autor: Yuri Kiluanji

Ciro Gomes Confirma Filiação ao PSDB e Aponta para Disputa ao Governo do Ceará em 2026

Após anunciar sua saída do PDT na última sexta-feira (17), o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, confirmou sua filiação ao PSDB. A informação foi divulgada pelo presidente estadual da sigla, Ozires Pontes, por meio de um vídeo nas redes sociais.

Uma Nova Jornada Política

A ruptura de Ciro com o PDT ocorreu após o partido declarar apoio ao governo do petista Elmano de Freitas, movimento com o qual Ciro demonstrou discordância. Aliados afirmam que a permanência de Ciro no PDT já era insustentável, principalmente devido às manifestações contrárias à aproximação com o PT no estado.

Leia também: Após aproximação com PT, Ciro rompe com o PDT e deve se filiar ao PSDB

O Retorno às Raízes Tucanas

O retorno de Ciro ao PSDB marca um reencontro com o partido que o projetou nos anos 90, quando foi eleito governador do Ceará. Ozires Pontes atribuiu o sucesso da negociação ao ex-senador Tasso Jereissati, figura histórica do PSDB no estado. "Ele convenceu o Ciro a fazer essa escolha de que o PSDB era o partido certo", afirmou Pontes.

Evento de Filiação e Expectativas

O PSDB está preparando um evento para celebrar a filiação de Ciro na próxima quarta-feira (22), às 9h30, no Hotel Mareiro, em Fortaleza. "Vamos lá receber com uma salva de palmas e um abraço bem caloroso o nosso ex-governador e futuro governador do Ceará, Ciro Ferreira Gomes", declarou Ozires Pontes.

Planos para 2026: A Disputa pelo Governo do Ceará

Com a filiação confirmada, o PSDB já trabalha com a possibilidade de lançar Ciro Gomes como candidato ao governo do Ceará nas eleições de 2026. Ozires Pontes adiantou que "em poucos dias ou em poucos meses, o próprio Ciro estará anunciando a candidatura dele ao governo do Ceará".

A Trajetória de Ciro Gomes

Ciro Gomes já disputou a Presidência da República em quatro ocasiões. Sua primeira tentativa foi em 1998, pelo PPS, seguido por 2002, também pelo PPS. Em 2018, pelo PDT, obteve seu melhor resultado, com 12,4% dos votos. Em 2022, sua performance foi menos expressiva, com 3% dos votos válidos, também pelo PDT.

Até o momento, Ciro Gomes não se pronunciou sobre o assunto.