Detalhes do Artigo

Ambipar (AMBP3) em Recuperação Judicial: Empresa Brasileira e Americana Buscam Reestruturação
Ambipar (AMBP3) Entra com Pedido de Recuperação Judicial em Meio a Crise
A Ambipar (AMBP3), empresa com atuação em serviços ambientais e gestão de crises, anunciou na segunda-feira, através da 3ª Vara Empresarial da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro, um pedido de recuperação judicial. A decisão, tomada pelo conselho de administração em caráter de urgência, surge em meio a uma grave crise de caixa e o risco iminente de pagamento acelerado de dívidas que somam bilhões de reais.
Contexto da Crise: Queda Acentuada e Irregularidades
A situação da Ambipar se deteriorou rapidamente. As ações da empresa sofreram uma queda vertiginosa, com perdas significativas em um curto período. O gatilho para a crise foi a descoberta de acusações de irregularidades, especialmente ligadas à contratação de operações de swap pela diretoria financeira e a renúncia repentina do antigo diretor financeiro. A saída de João de Arruda da diretoria financeira, substituído por Ricardo Garcia, também foi um marco nesse cenário turbulento.
A empresa destacou que essas ações resultaram em “pedidos de antecipação de vencimento de dívidas por parte de alguns credores”, o que causou um “forte abalo na confiança do mercado em relação ao Grupo Ambipar”.
Impacto Financeiro e Queda das Ações
A busca pela proteção judicial no Rio de Janeiro foi influenciada por uma operação de crédito com o Deutsche Bank, que exigiu garantias adicionais e consumiu recursos significativos da empresa em um curto espaço de tempo.
O impacto da crise se refletiu drasticamente no valor das ações da Ambipar. As ações, que já foram negociadas acima de R$10 no final de setembro, fecharam o pregão de segunda-feira a R$ 0,58.
Medidas Adicionais
Juntamente com o pedido de recuperação judicial, a Ambipar Emergency Response está buscando auxílio em um processo de falência nos termos do Capítulo 11 nos Estados Unidos, demonstrando a gravidade da situação e a abrangência das medidas tomadas para tentar superar a crise.
O pedido de recuperação judicial foi feito em conjunto com suas afiliadas, incluindo a Ambiental ESG Participações.
Acompanhe as próximas notícias para mais informações sobre o desdobramento deste caso.